Yamaha Ténér?700 estar?no Brasil em breve, diz chefão da marca
Em entrevista concedida na Itália, executivo da fabricante japonesa afirmou que aventureira ser?produzida no mercado brasileiro; saiba detalhes
Comente e compartilhe
A Yamaha Ténéré 700 pode finalmente estar prestes a chegar ao Brasil. Em uma entrevista publicada na Itália, um executivo da empresa afirmou que a aventureira estará em breve em nosso país.
Alessandro Ghezzi, presidente da Yamaha Motor R&D Europa, deu esta informação em entrevista a . "[...] a Ténéré 700 é vendida em todo o mundo, mas é fabricada na França, no Japão e em breve também no Brasil[...]", revelou. Veja detalhes em vídeo exclusivo do MOTOO:
A reportagem gira em torno centro de pesquisa e desenvolvimento da fabricante japonesa na Europa, que é responsável pela linha Ténéré 700, além da Tracer 900, entre outros modelos. Em um primeiro momento não temos um posicionamento da Yamaha do Brasil sobre esta declaração feita na Europa. Desse modo, não há detalhes de preços, versões e a data de lançamento da moto por enquanto
Ténéré 700 no Brasil
Desde o seu lançamento mundial em 2019, a Ténéré 700 tem sido uma das motos mais aguardadas para o Brasil. Sua vinda, no entanto, esbarrou em dificuldades de enquadrar o modelo nas regras de emissões de ruídos nacionais. Passado este tempo, a montadora pode ter encontrado alguma solução para tornar o modelo viável. A Ténéré 700 também recebeu nova entrada USB, no lugar da de 12V, e novos piscas de LED.
Novidades no modelo 2023
A aventureira acaba de receber avanços em seu modelo 2023 na Europa. Ténéré 700 e Ténéré 700 Rally Edition ganharam novo painel TFT de 5 polegadas em formato vertical que lembra um tablet e passa a contar com conectividade com smartphone via Bluetooth por meio do aplicativo MyRide.
O sistema de freios também evoluiu, com novo manete dianteiro redesenhado para resistir a possíveis quedas. No modelo 2022, Ténéré 700 e Rally Edition contavam com ABS desligável. Para a versão 2023, o sistema passa a contar com três modos: além de desligado e ligado, o ABS pode rodar na opção Full On, onde o anti-travamento atua somente na roda dianteira, indicado para deslocamentos em estradas com off-road "leve".
Para impulsionar o conjunto a Yamaha faz uso de seu motor bicilíndrico, de 689 cc, que é o mesmo da MT-07. Ele rende 73,4 cavalos de potência máxima a 9.000 rpm e 68 nm de torque a 6.500 rpm, em dados divulgados na Europa. Alguns países, no caso França, Itália e Alemanha, ainda contam com as edições especiais Extreme Edition, mais off-road e com para-lama alongado, e Explore Edition, com mais capacidade estradeira.
Esta reportagem foi originalmente publicada em pacificparkanimalhospital.com e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.
MAIS DO MUNDO MOTO
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.