Yamaha Ténér?700 ganha para-lama alongado '?la' XT 660
Com novo 'bico', no estilo enduro, modelo ficou mais preparado ao off-road e recebeu suspensões mais longas em edição especial; conheça detalhes
Comente e compartilhe
A Yamaha Ténéré 700 2023 ganhou duas novas edições especiais: Extreme Edition e Explore Edition. O modelo aventureiro aumenta então a variadade em sua linha, mas estas versões vão desembarcar somente em França, Itália e Alemanha. Estas novidades trazem avanços no desempenho off-road, para a Extreme, enquanto busca mais conforto para longas viagens, na Explore.
O preço das novas Ténére 700? Ainda não foram divulgados os valores, mas a expectativa é que sejam divulgados em breve. Sobre o mercado brasileiro, como a Yamaha Ténéré 700 ainda não é vendida no país, não há nenhuma expectativa sobre a possível chegada também destas novas versões por aqui. Veja detalhes em vídeo:
VEJA TAMBÉM:
- Royal Enfield Hunter 350 ultrapassa marca de 100 mil unidades em seis meses
- Por que os motores vibram nas motos? (Como evitar a queda de parafusos)
Para ambas novas edições, o motor segue o mesmo bicilíndrico visto no modelo 2023 da Ténéré 700. Este propulsor, de 689 cc, rende 73,4 cavalos a 9.000 rpm e 6,9 kgfm de torque a 6,9 kgfm.
Extreme Edition
A Ténéré 700 Extreme Edition deve atrair aqueles que curtem uma moto mais off-road, por isso mesmo, o modelo ganhou um novo para-lama dianteiro mais avantajado, lembrando até a antiga XT 660. Com este novo elemento, a motocicleta pode enfrentar terrenos mais lamacentos sem se preocupar.
Entre as novidades também estão suspensões com 20 mm a mais de curso, o que auxilia a Ténére 700 a encarar terrenos irregulares com mais facilidade. Além disso, a distância mínima do solo também aumentou, passando a um total de 260 mm - 20 mm a mais que a moto tradicional. Veja as principais elementos da Ténéré 700 Extreme Edition:
- Garfo KYB de 43 mm de diâmetro totalmente ajustável com revestimento Kashima, curso de 230 mm (20 mm a mais que o Ténéré 700).
- Amortecedor traseiro de cartucho leve KYB totalmente ajustável, curso de 220 mm (20 mm a mais que o Ténéré 700)
- 260 mm de distância ao solo (20 mm a mais que o Ténéré 700).
- Painel TFT de 5 polegadas conectado a 3 temas com exibição Rally Raid estilo roadbook opcional.
- Footpegs de titânio leves e antiderrapantes que fornecem 35% mais área de superfície.
- Assento plano de peça única com acolchoamento extra de 20 mm, proporcionando uma altura de selim mais alta de 910 mm.
- Para-choque dianteiro alto, estilo enduro, da mesma cor.
- Protetor do radiador e guia da corrente em alumínio.
Explore Edition
A Ténére 700 Explore Edition, por sua vez, aumenta a capacidade touring da moto. De acordo com a empresa, ela foi concebida para oferecer mais "conforto e comodida". Suas suspensões foram revistas e têm 20 mm a menos que a Ténére 700, diminuindo a altura do assento e tornando o acesso à moto facilitado.
Sua bolha também mudou, ficando mais alta e mais larga, com aumento de 50% da superfície. O modelo também recebeu novo dispositivo classificado pela fabricante como "sistema de trocas rápidas" para as marchas. Veja as principais elementos da Ténéré 700 Explore Edition:
- Novo garfo KYB de 43 mm, curso da roda de 190 mm (menos 20 mm que a Ténéré 700).
- Amortecedor traseiro ajustável remotamente, curso da roda de 180 mm (menos 20 mm que o Ténéré 700).
- Altura do selim reduzida para 860 mm para maior estabilidade quando parado e maior manobrabilidade (ou seja, 15 mm menos do que o Ténéré 700).
- Para-brisa 50% maior para melhor proteção contra o vento.
- Suportes de malas laterais montados originalmente.
- Escolha de malas laterais duras ou macias originais da Yamaha (custo adicional).
- Sistema de troca rápida para trocas de marcha otimizadas.
Siga o MOTOO nas redes: | | | | |
MAIS DO MUNDO MOTO
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.