Yamaha lança Ténér?700 World Raid com 2 tanques de combustível para longas viagens
Modelo ?a versão ainda mais aventureira da Ténér?700 para quem deseja percorrer grandes distâncias. Autonomia pode chegar a 500 quilômetros, diz a empresa
Comente e compartilhe
A Yamaha Ténéré 700 World Raid foi finalmente apresentada na Europa nesta terça-feira (15) após uma longa espera pelo modelo. Apesar de contar com a mesma base vista na atual Ténéré 700, a World Raid chega como opção para quem quer fazer viagens ainda mais longas. Para isso, a empresa equipou a moto com dois tanques de combustível que podem levar a uma autonomia de 500 quilômetros.
Com os dois tanques posicionados lateralmente, a moto tem capacidade de levar até 23 litros de combustível, um bom incremento em relação ao tanque de 16 litros da opção standard. Outras alterações importantes são a nova suspensão dianteira, 20 mm mais alta, e a adição de diversos acessórios para deixar a moto mais preparada para aventuras. O motor, no entanto, segue o mesmo.
VEJA TAMBÉM
Por um longo tempo, os fãs da Ténéré aguardavam por uma opção que desse mais capacidade para percorrer grandes distâncias sem a necessidade de abastecimento. No Salão de Milão de 2021, a Raid apareceu apenas como um conceito, e posteriormente a versão de produção "vazou" em registros de patentes publicadas no exterior.
Assista vídeo com as principais novidades da Ténéré 700 World Raid:
Por que dois tanques no lugar de um?
Algumas pessoas podem se perguntar o porquê de a Ténéré 700 Word Raid ter dois tanques no lugar de um. Afinal, uma BMW F 850 GS Adventure, por exemplo, também alcança os 23 litros com apenas um tanque de combustível. No caso da Yamaha, dividir o tanque em dois foi a resposta para deixar a moto mais equilibrada. A empresa diz que ter dois depósitos é mais vantajoso do que apenas um mais alto e largo.
A empresa garante que com esta configuração conseguiu deixar o centro de gravidade da moto quase igual ao da Ténéré 700. Inclusive, o ponto mais alto dos dois novos
tanques laterais é inferior ao topo do depósito na Ténéré 700. Outro ponto positivo é a menor oscilação de combustível dentro dos tanques menores; nos tanques maiores é mais comum sentir o combustível se movendo lá dentro, principalmente em curvas.
Preço, e será que vem ao Brasil?
Na Itália, o preço divulgado para moto é de 12.599 euros, algo em torno de R$ 74 mil em conversão direta. Como já explicamos no MOTOO , uma vinda da Ténéré 700 ao Brasil, em qualquer de suas variantes, segue uma incógnita. A montadora teria que fazer grandes alterações no projeto, com custo elevado, para que se enquadra-se nas regras de emissões de ruído do país. Por enquanto, nenhuma confirmação de venda por parte da Yamaha foi feita.
Mais aventureira e tecnológica
A World Raid ganhou diversas novidades para se tornar ainda mais apta a longas viagens. Além dos avanços no tanque e nas suspensões, a moto também recebeu tecnologias para auxiliar na navegação. O novo painel de TFT de 5 polegadas permite conexão por Bluetooth com o aplicativo "My Ride", desenvolvido pela Yamaha. Na eletrônica, o ABS pode operar em 3 modos diferentes.
Apesar de trazer grandes alterações, a Word Raid mantém o já conhecido motor bicilíndrico de 689 cc, que é originário da MT-07. Ele rende 73,4 cavalos e 68 Nm de torque na Ténéré 700.
Veja as principais novidades da Yamaha Ténéré 700 World Raid
- Dois depósitos de combustível laterais, 23 litros de capacidade
- Assento plano de 2 peças tipo rali
- Instrumentos em tela TFT de 5" a cores com conectividade móvel e notificação
- Entrada USB (type-A)
- ABS comutável de 3 modos
- Suspensão dianteira KYB de 43 mm, curso de 230 mm (20 mm mais alta)
- Amortecedor de direção ajustável Öhlins
- Amortecedor traseiro "piggyback" em alumínio, curso de roda de 220 mm
- Para-brisas alto, defletores laterais e piscas em LED
- Área do cockpit totalmente nova e nova carenagem dianteira
- Novos apoios para os pés do condutor com encaixes de borracha removíveis
- Proteção do motor de alumínio em 3 peças
- Novo suporte do motor em alumínio fundido
- Nova grelha do radiador
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.