Yamaha atualiza a super naked MT-10
Mais potente integrante da família "Master of Torque", moto ganhou motor CP4 atualizado, além de mudanças técnicas e visuais
Comente e compartilhe
A família “Master of Torque” (daí a sigla MT) da Yamaha tem uma legião de admiradores no mundo, seja das versões de entrada ou as populares MT-03 ou MT-09. Mas é a MT-10, a “hyper naked”, como a marca a chama, que faz os olhos de muita gente brilharem.
Pois ela acaba de ganhar uma atualização na linha 2022 no exterior. A Yamaha fez poucas mas importantes mudanças, a principal delas no motor CP4, de quatro cilindros e 998 cm³ e que, como se sabe, é derivado da icônica esportiva R1.
Segundo a fabricante, o propulsor está mais potente, eficiente e com uma rotação ‘mais afinada’. A potência subiu de 158 cv para 164 cv, graças aos pistões forjados de alumínio leve, bielas deslocadas e cilindros revestidos. Além disso, as bielas de aço substituíram os componentes de titânio usados no R1, e o momento de inércia no virabrequim foi aumentado.
O mapeamento da injeção de combustível foi elevado para oferecer um torque linear entre 4.000 e 8.000 rpm enquanto o desenho dos sistema de admissão e escape foi modificado para ampliar as respostas. De quebra, o motor CP4 ficou mais econômico e passa a atender a regulação ambiental Euro5.
A alteração no sistema de admissão também proporcionou à MT-10 a emissão de um som altamente personalizado, graças a uma caixa de purificador de ar nova, quase como se fosse um instrumento musical.
A MT-10 2022 conta agora com um novo escapamento feito em titânio, mais leve e que contribui para gerar um ruído empolgante.
Como não poderia ser diferente, o visual da MT-10 recebeu mudanças, a mais visível nos faróis de LED, com dois conjuntos separadas para iluminação. aLém disso, a moto conta com dutos alargados nas laterais do tanque que ressaltam sua esportividade.
Veja galeria de imagens da Yamaha MT-10 2022
O painel passa a contar com uma tela colorida TFT de 4,2 polegadas trazida da R1. A naked continua a ser equipada com freios a discos duplos flutuantes de 320 mm com pinças radiais de 4 pistão, também da irmã esportiva, mas agora com um novo cilindro mestre de freio radial Brembo.
O pacote eletrônico é vasto e inclui a IMU de seis eixos, controle de tração, deslizante, LIFT, gerenciamento do motor e do freio, entre outros.
A MT-10 conta com três cores, cinza, azul e preto. Os preços na Europa ainda não haviam sido revelados pelos sites de alguns países consultados pelo site.
Comente e compartilhe
Por
Ricardo Meier
Publisher do AUTOO, ?o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses.