Triumph elétrica: veja como ficou versão final do modelo para testes
Projeto teve inicio em 2019 e conta com parceria com divisão da equipe de Williams de Fórmula 1. Pela primeira vez, fotos do protótipo de 174,3 cavalos são reveladas
Comente e compartilhe
A Triumph revelou nesta terça-feira (8) a versão real da TE-1, sua primeira moto elétrica. Desde 2019, quando anunciou o projeto, a empresa havia divulgado apenas desenhos do modelo.
Com as primeiras fotos, agora é possível ver com mais detalhes como deve ficar a motocicleta, que segue visual visto na linha de nakeds da empresa, como Speed Triple e Street Triple. Com a conclusão do protótipo, agora a empresa inicia a 4ª fase do projeto, onde a TE-1 será colocada a prova em testes.
- Nova Honda Hornet: o que esperar da futura geração da naked
- Galeria: veja fotos da primeira Triumph elétrica, a TE-1
O projeto é uma colaboração entre Triumph Motorcycles e a Williams Advanced Engineering, uma divisão da equipe de Fórmula 1. Também trabalha no desenvolvimento da moto a Integral Powertrain Ltd e a WMG na Universidade de Warwick. A pesquisa é financiada pelo Escritório de Veículos de Emissão Zero do Reino Unido por meio do programa "Innovate UK", criado para trabalhos inovadores em engenharia de motocicletas elétricas e tecnologia integrada.
"Nossa experiência diz que nesta fase de um projeto não há substituto para realmenta rodar com a moto. Assim, podemos genuinamente desenvolver dirigibilidade, manuseio e características. Temos metas ambiciosas focadas em oferecer uma experiência de pilotagem nova e empolgante, mas, em última análise, intuitiva e familiar", afirmou Steve Sargent, diretor de produtos da Triumph.
Assista vídeo com detalhes sobre a Triumph elétrica:
Motor de alta potência
O desenvolvimento do motor elétrico focou na eficiência, de acordo com Triumph e Williams. Ele é mais compacto e dispensa os grandes cabos de alta voltagem. Com isso, o propulsor pesa apenas 10 kg, bem menos que um motor a combustão. Ele é capaz de entregar 130 kW de potência (174,3 cv), mais que a atual Street Triple RS, que gera 123 cv a partir de um tricilíndrico de 765 cm³.
No modo de carregamento rápido a baterira leva cerca de 20 mintutos para completar 80% da carga, de acordo com dados divulgados pela Triumph.
VEJA MAIS FOTOS DA TRIUMPH TE-1:
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.