Triumph 250: inédita TF 250-X, que estar?no Brasil, ?lançada!
Primeiro modelo de motocross da marca na conta com conjunto para as pistas. Com componentes de alta performance, moto tem apenas 104 kg; conheça
Comente e compartilhe
A Triumph TF 250-X 2024 foi apresentada nesta terça-feira, 28 de novembro. O lançamento se torna a primeira motocross da fabricante, além da entrada da marca em um cilindrada menor. A nova linha está confirmada para o Brasil, segundo apurou o MOTOO.
Até então, as menores Triumph da atualidade são as novíssimas Speed 400 e Scrambler 400 X, mas estas com uma proposta de uso diário. No caso da TF 250-X, estamos falando de uma moto destinada às competições.
VEJA TAMBÉM:
- Preço da Honda XRE 300 Sahara 2024! Como ficaram as versões
- Nova Himalayan 450: como é andar na Royal Enfield que pode mudar tudo
O preço da TF 250X 2024 é de 11.395 euros, na Europa, o que dá cerca de R$ 61 mil em conversão direta. Ainda não há informações sobre o início das vendas no Brasil e nem o preço para o mercado nacional.
Concebida do zero pela marca, a moto se destaca por seu índice de peso/potência, ressalta a Triumph. Apesar de não termos os dados de potência e torque, como é comum em motos fora de estrada, a TF 250-X se mostra extremamente compacta com somente 104 kg em ordem de marcha.
Parceria com pilotos de ponta
Para fazer a moto a partir de "uma folha em branco", a Triumph se reuniu com pilotos lendários do off-road, como Ricky Carmichael e Ivan Cervantes. A base está em inédito motor monocilíndrico, de 249,95 cc, do tipo DOHC, 4 tempos, que conta com câmbio de 5 marchas.
Este propulsor possui pistão de alumínio forjado com válvulas de titânio, possui revestimentos internos fabricados com a técnica DLC de baixo atrito, cobertura de magnésio e uma embreagem Exedy Belleville. Por sua vez, o escape tem assinatura da Akrapovič, feito de titânio.
A gestão eletrônica e ajuste do motor pode ser aprimorados pelo aplicativo MX Tune Pro (opcional), permitindo que o piloto modifique a mapa do motor, diretamente do smartphone, aproveitando um painel de controle e diagnóstico completo e programável.
Materias de alto desempenho
O chassi de alumínio possui uma viga principal leve e de alta resistência, diz a empresa. A TF 250-X está equipada com componentes considerados de alta performance, incluindo as suspensões KYB, com garfos AOS de 48 mm, além do amortecedor traseiro piggyback de três vias.
O sistema de freios Brembo inclui pinça dianteira flutuante de dois pistões de 24 mm, pinça traseira flutuante de pistão único de 26 mm e discos Galfer (dianteiro de 260 mm e traseiro de 220 mm).
As rodas de alumínio DirtStar da série 7000 e os cubos usinados em alumínio são complementados pelos pneus Pirelli Scorpion MX32. O guidão é assinado Pro-Taper ACF carbon e as manoplas ODI half-waffle lock on completam a configuração de fábrica.
Siga o MOTOO nas redes: | | | | |
MAIS DO MUNDO MOTO
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.