Teste: Honda PCX 2019
Avaliamos o scooter mais vendido do Brasil, que traz melhorias na suspensão e freios ABS
Comente e compartilhe
Já figurando na rede de concessionárias da marca há um tempo, o Motoo teve a oportunidade de avaliar o scooter mais vendido no mercado brasileiro (49% da categoria). Estamos falando do Honda PCX, que traz no modelo 2019 mudanças significativas, com destaque para o sistema de suspensão e a adoção dos freios ABS. Com as novidades, a Honda espera deixar o PCX na liderança do segmento de duas rodas que mais cresce no Brasil, portanto, sem exagero, podemos dizer que ele é um produto estratégico para a marca.
Com o novo desenho do chassi, foi possível reposicionar o motor e a transmissão. Com isso, os amortecedores traseiros passaram a ser menos inclinados e o resultado foi um conjunto mais macio e confortável, diminuindo de maneira significativa as batidas secas da suspensão, um problema bastante comum na categoria dos scooters. Os pneus mais largos (100/80-14 na dianteira e 120/70-14 na traseira) reforçam consideravelmente a melhora no rodar do PCX 2019 perante o modelo 2018.
O sistema ótico é todo em LED, conferindo ao modelo uma eficiência de iluminação bem superior e modernidade ao conjunto. O design de ângulos retos e marcantes por toda a estrutura da moto deixa o modelo com um estilo agressivo e moderno. O novo painel, agora é todo em LED, tem fácil leitura e conta com marcador de combustível, exibe o consumo médio e acumula os dados dos hodômetros parcial e total. O consumo permanece próximo aos 40 km/l. Mesmo em pilotagem mais agressiva ele não fica abaixo dos 38 km/l.
Para as versões Sport e DLX a PCX 2019 sai de fábrica com sistema ABS na roda dianteira. Segundo a Honda explica, "ele atua evitando o bloqueio da roda dianteira ao acionar o manete de freio do lado direito. O freio traseiro, acionado pelo manete do lado esquerdo, recebe acionamento hidráulico do cáliper, com disco de dimensões adequadas (220 mm) para proporcionar frenagens mais precisas. Com a adoção do sistema ABS no freio dianteiro e a introdução do freio a disco na traseira, as PCX Sport e DLX passam a oferecer uma frenagem mais precisa e potente, que será particularmente apreciada pelos condutores mais experientes". O modelo de entrada da PCX 150, entretanto, não conta com o ABS, mas traz o sistema de freios combinados CBS com disco na dianteira e tambor na traseira, "desenvolvido para condutores novatos pela específica característica de um único comando, a manete da esquerda, frear ambas rodas, ficando o manete da direita exclusivo para o freio dianteiro", acrescentra a fabricante japonesa.
Apesar da liderança que tem no segmento, a Honda investiu em melhorias, deixando seu PCX mais atraente e competitivo. O preço sugerido para os modelos Sport e DLX é de R$ 12.990. Quanto a opção de cores, apesar do modelo Sport estar disponível na cor prata metálico, o que se destaca é o vermelho do banco e os detalhes do grafismo. Para o modelo DLX o mesmo acontece, embora a cor seja branco perolizado, o que mais chama a atenção, assim como o marrom do banco e os detalhes da pintura. Por R$ 11.853 o modelo PCX básico é oferecido nas cores Azul e Prata metálico, tendo como principal diferencial o fato de não vir com o sistema ABS.
Banco do garupa - nota 9
“É largo, macio e passa segurança. A plataforma deixa as penas confortáveis. A mudança na suspenção se faz sentir em relação ao modelo anterior. Gostei!” - opinião de Alessandra B. Lazzari
Ficha Técnica
Motor
Tipo: OHC, Monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a líquido
Cilindrada: 149,3 cc
Potência Máxima: 9,74 kW (13,2CV) a 8.500 rpm
Torque Máximo: 13,5 N.m (1,38 kgf.m) a 5.000 rpm
Transmissão: Tipo V - MATIC
Sistema de Partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 57,3 x 57,9 mm
Relação de Compressão: 10,6:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina
Chassi
Tipo: Berço duplo
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico/100 mm
Suspensão Traseira/Curso: Dois amortecedores/100 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco/220mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco/220mm
Pneu Dianteiro: 100/80 – 14M/C 48P
Pneu Traseiro: 120/70-14M/C 61P
Dimensões
Comprimento x Largura x Altura: 1923 x 745 x 1107 mm
Distância entre eixos: 1313 mm
Distância mínima do solo: 137 mm
Altura do assento: 764 mm
Peso Seco: 126 kg
Sistema elétrico
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 5 Ah
Farol: LED
Capacidades
Tanque de Combustível: 8 Litros
Óleo do Motor: 0,9 Litro
Comente e compartilhe
Por
Jos?Luiz Lazzari
Experiente motocicista h?mais de 30 anos, Jos?Luiz ?um designer amante das duas rodas e colabora com suas avaliações no Motoo.