Teste: Honda CB 500X
Aceleramos a big trail de média cilindrada que esbanja conforto
Comente e compartilhe
Big trail. Essa é a classificação para as motos feitas para levar piloto e garupa com segurança, desempenho e conforto por qualquer tipo de estrada, seja um asfalto liso e perfeito, estradas de terra e esburacadas ou caminhos e trilhas abandonados.
É fato que, por agruparem tantas qualidades, as big trail carregam consigo um estigma de preço elevado, mas na gama Honda não é bem assim. A fabricante japonesa tem em sua gama um exemplar excelente dentro da categoria que não exagera muito no preço. Estamos falando da CB 500X, hoje tabelada em R$ 27.390. Para conhecer mais de perto as virtudes dessa moto, o Motoo realizou uma avaliação de longa distância com a novidade, percorrendo uma viagem entre as cidades de São Paulo (SP) até Ilhabela, litoral do Estado, que conta com um relevo capaz de proporcionar vários terrenos para avaliar a trail da marca japonesa. Confira, então, um resumo de nossas conclusões:
Na estrada com asfalto em boas condições
Saindo da cidade de São Paulo, seguimos rumo às rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Tamoios, três estradas com asfalto de boa qualidade. Nessas condições, a CB 500X mostro-se muito confortável e cumpre seu papel de boa estradeira. O motor bicilíndrico de 471 cc e 50,4 cv a 8.500 rpm entrega boas acelerações e retomadas. Com potência e torque de sobra, o motor fica sempre “cheio” e permite ultrapassagens seguras e confiantes.
Pilotando a CB 500X você tem garantida uma viagem tranquila em velocidade de cruzeiro entre 110 e 120 km/h. A ciclística agrada muito ao piloto e o garupa viaja com conforto. A posição de pilotagem também é bastante confortável e o para-brisa minimiza bem a ação do vento.
Neste trecho o consumo ficou entre 23 a 26 km/l, sendo que procuramos andar com a “mão leve” para aproveitar a paisagem. Na volta da Ilhabela, o trecho da Tamoios foi todo feito sob forte chuva e o comportamento foi excelente, apesar do desconforto causado pelo clima, a sensação de segurança foi sentida mesmo nas curvas e ultrapassagens.
Estradas de terra ou esburacadas
Em vias não pavimentadas conseguimos avaliar bem a suspensão da CB 500X. O conjunto é bem adequado para a proposta da moto, que conta com layout Pro-link na traseira com ajuste para 7 posições de regulagem de pré-carga. Como a unidade avaliada já apresentou um bom acerto, resolvemos permanecer com a suspensão do mesmo jeito, porém, apenas como uma observação, o acesso para realizar a regulagem do conjunto traseiro é difícil e poderia ser revisto futuramente.
O conjunto de pneus de uso misto garantiu boas respostas nas estradas de terra. A buraqueira fica para trás e a CB 500X passa nas imperfeições com muita naturalidade. Outro ponto positivo da CB 500X está nas boas respostas em baixas ou altas rotações, fator que facilita a pilotagem em pisos não pavimentados ao não pedir constantes trocas de marcha.
Nas visitas a algumas cachoeiras da região, o trajeto foi muito prazeroso tanto para o piloto como para nossa passageira. Em trilhas, o consumo subiu um pouco, mas agradou ao estabilizar entre 18 a 19 km/l.
Estradas abandonadas e trilhas
Neste tipo de terreno a coisa muda. O peso de 181 kg da CB 500X já começa a ser sentido na pilotagem e compromete a agilidade, exigindo mais força e manuseio por parte do piloto. Os pneus mais largos, no caso o dianteiro com dimensões 120/70-17 e o traseiro 160/60-17, interferem e dificultam uma tocada tranquila. Realmente não é uma moto para trilha, mas se seu objetivo é de apenas chegar em um local de difícil acesso, ela não vai te deixar na mão.
E na cidade?
No ambiente urbano, todo conforto, agilidade e desempenho da CB 500X são realçados. Além de marcar presença por onde passa, a CB 500X chama a atenção, é ágil e passa tranquilamente nos corredores entre os carros. O motor trabalha suave, emitindo um ronco mais grave em baixas rotações e um ruído mais estridente que empolga em rotações mais elevadas. O piso irregular não interfere em nada no comportamento da moto. O dia a dia com a CB 500X é tranquilo. Mesmo depois de várias horas no trânsito intenso você não vai se sentir esgotado.
A CB 500X é uma boa opção de custo-beneficio para quem procura uma moto mais versátil para o uso diário e também quer trafegar por distâncias mais longas. Uma excelente big trail mais acessível dentro do universo da categoria!
Banco do Garupa - nota: 9
“Na estrada foi nota dez sem nenhuma observação. As pernas ficam em posição confortável e dá para passar horas viajando. Na cidade e no piso de terra também gostei. Só não ganhou um dez, pois o formado do banco deixa o garupa escorregar sobre o piloto, gerando certo incomodo” - opinião de Alessandra B. Lazzari
Ficha Técnica
MOTOR
Tipo: DOHC, dois cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida
Cilindrada: 471 cc
Potência Máxima: 50,4 cv a 8.500 rpm
Torque Máximo: 4,55 kgf.m a 7.000 rpm
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de Partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 67,0 x 66,8 mm
Relação de Compressão: 10,7:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina
CAPACIDADE
Tanque de Combustível: 17,7 litros
Óleo do Motor: 3,2 litros
DIMENSÕES
Comprimento x Largura x Altura: 2098 x 826 x 1358 mm
Distância entre eixos: 1421 mm
Distância mínima do solo: 170 mm
Altura do assento: 812 mm
Peso Seco: 181 kg
CHASSIS
Tipo: Diamond Frame
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 140 mm
Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link / 118 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 320 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 240 mm
Pneu Dianteiro: 120/70 - 17
Pneu Traseiro: 160/60 – 17
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12 V – 7.3 Ah
Farol: LED
Comente e compartilhe
Por
José Luiz Lazzari
Experiente motocicista há mais de 30 anos, José Luiz é um designer amante das duas rodas e colabora com suas avaliações no Motoo.