'Tesla dos scooters elétricos': startup aposta nos Emirados Árabes e África

Focada no delivery, Barq revela scooter Rena Max que possui dispositivos para aguentar altas temperaturas e ba?climatizado
Barq Rena Max

Barq Rena Max | Imagem: Barq

A cada dia surgem novas empresas com o objetivo de ser a "nova Tesla". Não deixa de ser esperado se espelhar no sucesso de outras companhias para um novo negócio. Dos Emirados Árabes Unidos surge a Barq, empresa que pretende ser referência em mobilidade elétrica.

Além de bicicleta elétrica e drone preparado para realizar delivery, a startup acaba de apresentar o scooter elétrico Barq, que foi desenvolvido especificamente para os mercados do Oriente Médio e Norte de África. "as montadoras não construíram veículos especificamente para nossa região. Temos sido consumidores de tecnologias construídas ocidentais e chinesas que não atendem de maneira holística às necessidades e desafios precisos da região", disse Abdallah Abu Sheikh, CEO.

VEJA TAMBÉM:

Entre os fatores que diferenciam a região está o clima severo de altas temperaturas ao qual nem todos veículos estariam adaptados. Chamado de Rena Max, o scooter elétrico foi feito do zero pensando em modalidades de entrega. Utilizando baterias removíveis que podem ser facilmente substituidas por outras já carregadas, o modelo possui autonomia de até 150 km. 

Barq Rena Max
Barq Rena Max
Imagem: Barq

"O resultado é surpreendente – é a Tesla do mundo das scooters", afirmou Sheikh. Com bateria de íon-lítio de 5,6 Kwh, o motor elétrico tem 9Kw (cerca de 12 cavalos) e leva o scooter a uma velocidade máxima de 97 km/h. Para enfrentar o clima quente, a empresa desenvolveu um mecanismo de resfriamento das baterias. O veículo conta com marcha ré para ajudar nas manobras, modos de pilotagem e tela sensível ao toque de 8 polegadas; também há conectividade com bluetooth e luzes de LED diurnas. 

Para levar os alimentos, o baú é climatizado e possui dispositivo de travamento eletrônico e monitoramento. Ele acaba funcionando como encosto para o usuário, que também utiliza um assento baixo, feito para dispersar o calor.

Barq Rena Max
Barq Rena Max
Imagem: Barq

VIRALIZOU: scooter elétrico pega fogo na Índia

 

 

 

 

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by
Jaqueta
Luva
Bota Urban
Macacão