Universitários holandeses criam moto elétrica que vai a 300 km/h
Delta-XE tem motor equivalente a 204 cavalos de potência, que leva esportiva de 0 a 100 km/h em 3 segundos, para deixar fabricantes com inveja
Comente e compartilhe
Estudantes da Universidade de Twente, na Holanda, desenvolveram um projeto que pode deixar muita fabricante de motos com inveja. Na fase mais recente de um programa que existe há 5 anos, os universitários criaram uma moto elétrica esportiva que chega a incríveis 300 km/h.
O modelo Delta-XE tem potência equivalente a 204 cavalos (150 KW), o que permite ir de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, além de torque de 170 Nm. Com uma estrutura de aço em tubos, o chassi conta com garfo dianteiro Ohlins na suspensão, mesma fabricante do componente da traseira.
VEJA TAMBÉM:
- Moto elétrica da Yamaha usa algoritmos para subir parede; assista o vídeo
- Nova Yamaha Crosser 150 2023 chama atenção em Índia e Japão
Para a evolução do modelo, o projeto batizado de Electric Superbike Twente contou com a colaboração da equipe Ten Kate Racing Products, no circuito de Assen, onde a moto foi levada ao dinamômetro. O intuito da bateria de testes foi deixar tudo preparado para que a Delta-XE possa participar de competições ainda este ano.
Origem do projeto
A Electric Superbike Twente é uma equipe formada por estudantes que se dedicam ao desenvolvimento de motos totalmente eléctricas. Cada ano, um novo grupo de universitários assume o projeto e leva a diferentes caminhos. O processo de otimização das motocicletas é feito com a ajuda de mais de quarenta empresas parceiras, que contribuem com peças, serviços e apoio financeiro.
MAIS DO MUNDO MOTO
Veja moto elétrica da Yamaha que usa algoritmos para subir parede
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.