Scooter elétrica Yamaha E01 tem fila de espera no Japão
Com apenas 100 unidades para aluguel no primeiro período de testes, procura pelo modelo foi 25 maior que o disponível; conheça detalhes
Comente e compartilhe
A scooter elétrica Yamaha E01 tem fila de espera no Japão. Ainda em projeto piloto, o modelo não é vendido diretamente ao consumidor, e sim, disponibilizado por aluguel de no máximo 3 meses. Na primeira fase de experimentação, conduzida a partir de julho, houve 25 vezes mais pedidos do que o número de unidades.
Somente 100 unidades da E01 foram disponibilizadas nesta primeira etapa pela Yamaha. Em uma segunda fase, o modelo será alugado no mercado japonês a partir de 1º de fevereiro, também ao limite de 100 veículos. O uso poderá ser de 3 meses ao preço de 20 mil iens por mês, o que é equivalente a cerca de R$ 690.
VEJA TAMBÉM:
- Honda CB 1300 Super Four: ícone em edição limitada de 30 anos
- BMW terá 7 novas motos brasileiras até 2025
Yamaha na onda elétrica
Além da E01 que "anda como uma moto de 125 cc", a Yamaha também já disponibiliza na Europa a Neo´s, uma scooter com performance similar a uma cinquentinha. Ambas fazem parte do plano global da fabricante japonesa para reduzir em 90% as emissões de CO2 até 2050, na comparação com 2010.
A E01 possui motor de 8,1 kW de potência, o que equivale a cerca de 10,86 cavalos de potência. Ao contrário da Neo´s, que parece mais uma 50 cc, a E01 tem baterias fixa, ou seja, não há a possibilidade de remoção para trocar por uma já carregada como na outra elétrica.
Nesse caso, porém, a Yamaha desenvolveu um sistema de recarga ultrarrápido que pode atingir até 90% da carga total da bateria em cerca de 1 hora; são três métodos de carregamenti para o E01, que podem diferenciar o tempo gasto (veja detalhes mais abaixo na ficha técnica). Com uma bateria completa, o E01 pode rodar até 104 km sem a necessidade de ir na tomada.
VEJA TAMBÉM:
- O retorno da Mobylette Caloi: agora elétrica e por R$ 9,2 mil
- Royal Enfield Scram 411 é finalmente apresentada; veja fotos
E01 em uso compartilhado
O projeto da Yamaha prevê um sistema de "real-world proof-of-concept (PoC)", ou seja, o E01 será colocado a prova nas ruas em sistemas de compartilhamento, além de parcerias com autoridades locais e agências antes de ser vendido, de fato, ao público.O modelo estará nas ruas da Europa, Indonésia, Malásia, Japão, Taiwan e Tailândia dentro dessa metodologia.
Veja mais detalhes do E01 em vídeo promocional divulgado pela Yamaha:
FICHA TÉCNICA DO YAMAHA E01
Capacidade: : 2 pessoas
Tamanho: comprimento -1.930 mm x largura - 740 mm x altura -1.230 mm
Altura do assento : 755 mm
Peso : 158kg (com bateria instalada)
Potência : 8,1kW (10,86 cv) Torque máximo : 30 Nm
Tipo/modelo de bateria : Bateria de íon de lítio / ESB5
Autonomia : 104 km (a velocidade constante de 60 km/h)
Tempo de carga : aproximadamente 1 hora (carga rápida para chegar a 90%) / aproximadamente 5 horas (carregamento normal) / aproximadamente 14 horas (carregamento portátil)
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.