Royal Enfield: 10 mil motos vendidas em 2022; Brasil s?atrás da Índia
Mercado brasileiro ?o 2?mais importante para a marca. Para 2023, fabricante prepara lançamentos de Super Meteor, Hunter e Scram, e mais concessionárias
Comente e compartilhe
A Royal Enfield bateu recorde de vendas de suas motos no Brasil em 2022 com mais de 10 mil unidades. O resultado coloca o mercado brasileiro como a segunda maior operação da fabricante no mundo, atrás somente da Índia, onde está a sede da empresa. No total, foram 10.126 motocicletas emplacadas, segundo dados da associação das concessionárias, a Fenabrave.
Na comparação com 2021, quando 6.538 motocicletas foram vendidas, houve aumento de 54%. Isso fez a marca pulverizar o recorde anterior no início de setembro, com 4 meses restando para fechar o ano.
Em 2022, a empresa finalizou com 0,74% do market share, também recorde para a Royal Enfield. No ranking de vendas no Brasil, a empresa ficou na 5ª colocação no geral, atrás de Honda, Yamaha, Shineray e BMW.
VEJA TAMBÉM:
- Shineray Worker 150 Cross: uma novidade na baixa cilindrada no Brasil
- Veja 40 motos esperadas no Brasil em 2023
Se contabilizarmos os emplacamentos da Mottu, que não vende suas motos diretamente ao consumidor, as disponibilizando somente por aluguel, a Royal Enfield passa para 6º no geral.
Esta reportagem foi originalmente publicada em pacificparkanimalhospital.com e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.
Novas concessionárias
A Royal Enfield teve um agitado ano de 2022 no Brasil, com o lançamento da Classic 350 e a inauguração da linha de montagem em Manaus, por meio de parceria com a Dafra.
"[...] Estamos no caminho certo de um crescimento sustentável, tanto em números de venda e participação de mercado, quanto na expansão da nossa rede”, disse Claudio Giusti, diretor-geral da Royal Enfield do Brasil, em comunicado. Depois de alcançar 21 concessionárias no Brasil durante 2022, a empresa planeja aumentar este número para 25 pontos de vendas e oficinas até março de 2023.
Conheça a Scram 411, que deve chegar ao Brasil em 2023:
Fábrica própria
O operação atual da Royal Enfield em Manaus, junto com a Dafra, tem capacidade de até 15 mil motos por ano e começou a funcionar em dezembro passado. Os modelos são montados em CKD (Completely Knock Down), sistema no qual as motos chegam completamente desmontadas. Com mostramos em maio passado, os planos da empresa são de ter sua própria fábrica no Brasil em um segundo momento.
SIGA o Motoo nas redes: | | | | |
Lançamentos em 2023
A Royal Enfield do Brasil também confirmou que terá lançamentos em 2023, porém, não deu mais detalhes sobre isso, por enquanto. O MOTOO já havia apurado, durante o EICMA 2022, que a nova Super Meteor 650 vai chegar ao Brasil no segundo semestre de 2023. Além disso, a Hunter 350 também vai desembarcar no país, segundo o que foi dito na apresentação mundial da moto. Para completar, há expectatativa também sobre a chegada da Scram 411.
Saiba mais sobre a Super Meteor 650 em vídeo exclusivo do MOTOO:
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.