Revolucionária moto que 'produz água' roda em público pela primeira vez
Movida a hidrogênio, modelo Kawasaki libera água pelo escapamento para o funcionamento do motor. Saiba quando chega ao mercado
Comente e compartilhe
A Kawasaki fez a primeira exibição em movimento de sua revolucionária moto movida a hidrogênio. O modelo passou por testes no lendário circuito de Suzuka, no Japão. Utilizando o combustível que é considerado "mais limpo" do que a gasolina, por exemplo, a moto acaba produzindo água como resultado da combustão interna do motor.
Além de investir em motocicletas elétricas, as montadoras têm buscado outras formas de propulsão, incluindo o hidrogênio, mas também até mesmo o gás natural, como é o caso da indiana Bajaj.
O projeto da Kawasaki, no entanto, está previsto para chegar às ruas somente em 2030. "Quando o hidrogênio é queimado, produz água. Quando coloco a mão sobre o tubo de escape, é possível notar uma umidade", disse Satoaki Icho, líder de projeto. Apesar da apresentação, as informações técnicas da moto ainda são escassas.
Sabe-se que o modelo tem a base da Ninja H2SX, ou seja, o tetracilíndrico de 200 cv, mas aqui convertido para utilizar hidrogênio. Ao que se espera, as maletas são na verdade os compartimentos para levar o hidrogênio. O abastecimento, por sua vez, é feito na parte de traz da moto.
Em suas laterais é possível ver a sigla HySe, que se refere a "Hydrogen Small Mobility & Engine Technology", ou seja, a tecnologia de motores a hidrogênio para veículos de pequeno porte. HySe também é o nome de uma associação que reuniu as 4 grandes japonesas, Kawasaki, Honda, Yamaha e Suzuki, no desenvolvimento desta tecnologia.
MAIS DO MUNDO MOTO
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.