Por que a Honda ADV 160 não vem ao Brasil (ao menos por enquanto)
Evolução da scooter aventureira, que foi apresentada na Indonésia, ficou mais potente e moderna. Saiba o que a Honda tem a dizer sobre uma possível vinda ao mercado brasileiro
Comente e compartilhe
A Honda ADV 160 é uma evolução da ADV 150 para certos mercados, como o da Indonésia, onde foi apresentada. Mas isso significa que o modelo virá ao Brasil? Na verdade, não é bem assim que o mercado mundial de motos funciona. Inclusive, logo na sequência da apresentação da ADV 160 no exterior, a Honda apresentou no mercado brasileiro a ADV 150 2023, mostrando que manterá a opção de menor cilindrada por um bom tempo.
Ao MOTOO, a marca explicou seus motivos: "O mercado brasileiro possui diversas particularidades que exigem estudos mercadológicos e tropicalizações/legislação aos produtos globais que possam vir a ser comercializados no país. Desta forma, a atualização de produtos no exterior não caracteriza a confirmação de comercialização no Brasil", afirmou a fabricante.
VEJA TAMBÉM:
- O que está acontecendo com a Voltz? Marca patina após inaugurar fábrica
- O troca-troca de BMW e Harley-Davidson com R 18 e Pan America
Um outro exemplo disso é a recém-lançada CB300F, um modelo desenvolvido e produzido no mercado indiano, que até o momento, não foi anunciado para nenhum outro país além da Índia. A pequena scooter aventureira, como ADV 150 ou ADV 160, sequer está disponível em grandes mercados como Espanha e Itália, por exemplo, onde a empresa aposta na ADV 350.
Na Europa, inclusive, é vendida a PCX 125, isso porque a legislação do Velho Continente dá benefícios a esta faixa de cilindrada, como a facilidade de obter a carteira de habilitação para modelos de até 125 cc (11 kw), o que faz as opções nesta faixa serem vastas por lá.
Linha de scooters 160 da Honda
Aliás, o ADV 160 nem é o primeiro de sua linhagem com esta motorização. Há toda uma linha de modelos, como o Vario 160 e até o PCX 160, para certos mercados asiáticos. Ou seja, o próprio PCX não passou por essa modificação no mercado brasileiro até agora. Até mesmo no Japão, a casa da Honda, o ADV 160 ainda não chegou.
ACOMPANHE O MOTOO NAS REDES SOCIAIS
Honda ADV 160 será vendida no Brasil?
Ao menos por enquanto, não. Porém, veja o que a Honda tem a dizer sobre o futuro: "Sim, sempre existe esta possibilidade para qualquer modelo do line up global. A Honda constantemente estuda o mercado nacional buscando entender cada vez mais e melhor as necessidades e desejos dos usuários de motocicletas. Caso algum modelo atenda melhor estes clientes estudaremos a implantação."
A ADV 160 traz um pacote completo e interessante, com direito a controle de tração e motor mais potente (veja o que mudou em relação ao ADV 150 aqui). Uma possível vinda da ADV 160 ao Brasil no futuro pode também acarretar em um aumento de preço do modelo, devido a suas especificações mais requintadas. A ADV 150 2023 é oferecida no Brasil por a partir de R$ 21.790.
MAIS DO MUNDO MOTO
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.