O mistério por trás da nova moto TVS/Dafra no Brasil
A TVS est?chegando ao Brasil? Quem vai montar a Sport 110 depois da Dafra? Veja o que se sabe sobre o caso em reportagem exclusiva do MOTOO
Comente e compartilhe
A moto de baixo custo TVS Sport 110 já está no Brasil, conforme o MOTOO mostrou em uma reportagem exclusiva. Em nosso levantamento mensal de vendas, constatamos que quase 500 unidades do modelo já foram emplacadas no país. Uma semana após a notícia vir à tona, ainda existe um mistério sobre a moto indiana que está sendo montada pela Dafra.
Em contato com a marca brasileira, recebemos a confirmação de que a Dafra é a responsável por fabricar este modelo no Brasil. Como a empresa é responsável por vender a Apache RTR 200 no país, logo perguntamos a eles sobre a Sport 110i. Veja a seguir a resposta na íntegra:
"A Sport 110, no Brasil, é um produto destinado ao mercado de locação, nicho do qual a Dafra não pretende participar. Como parceira da TVS, a Dafra produzirá a Sport 110 por alguns meses, até que haja infraestrutura fabril para este produto. A Dafra continuará produzindo a TVS Apache 200 no longo prazo e trará outros produtos TVS para o mercado de varejo", afirmou a Dafra, em resposta ao MOTOO.
VEJA TAMBÉM:
- VÍDEO: Yamaha XSR125 Legacy, a pequena clássica moderna desejada no Brasil
- Bajaj é sócia da KTM: o que muda no Brasil com a chegada da marca indiana?
Isso significa que a marca brasileira é apenas responsável por montar o modelo, mas não o colocará no mercado de varejo. No site da Dafra, por exemplo, nada consta sobre a Sport 110, apesar do importante volume de emplacamentos. Em uma nova reportagem publicada em 26 de julho, mostramos que a moto será alugada pela startup Mottu.
Veja perguntas e respostas sobre a nova moto TVS/Dafra no Brasil:
A TVS está chegando ao Brasil?
Devido aos fatos, podemos dizer que de certa maneira, sim. Apesar da chegada silenciosa da Sport 110 ao Brasil, a resposta da Dafra nos abre espaço para acreditar que a montagem da moto de entrada é de iniciativa da TVS. Uma das maiores fabricantes de motos do mundo, a exemplo também indiana Bajaj que está chegando ao Brasil, a TVS é parceira de longa data da Dafra, mas nunca esteve no país com as próprias pernas.
A empresa também possui uma parceria com a BMW, inclusive, sendo responsável pelo desenvolvimento conjunto das motos de baixa cilindrada da marca alemã, como G 310 R e G 310 GS. Recentemente, a BMW apresentou na Índia a pequena esportiva G 310 RR, que trás a mesma base da Apache RR 310.
ACOMPANHE O MOTOO NAS REDES SOCIAIS
Algo intrigante é que, por ora, não há nenhum anúncio oficial da TVS sobre isso. Outro fato importante é que a empresa já aparece listada entre as marcas de motos no ranking da Fenabrave, a associação brasileira das concessionárias, que tem como fonte o Departamento Nacional de Trânsito. Tentamos uma nova vez conversar com a Dafra sobre o caso, e a empresa disse que não teria mais nada a dizer sobre este projeto no momento.
VEJA TAMBÉM:
- TESTE: Harley-Davidson Pan America surpreende pela pouca vibração, mas beleza não é o forte
- Honda ADV 150: a scooter aventureira pode ir na trilha? Impressões
Mais motos TVS chegarão ao Brasil?
Em sua resposta, a Dafra disse que a Sport 110 é destinada ao mercado de locação, e também ressaltou que continuará a vender a Apache 200 a longo prazo, além de outros produtos para varejo. A resposta então é sim para a chegada de produtos TVS, mas sob comercialização da Dafra, não nos moldes que estamos vendo com a Sport 110.
Inclusive, a fabricante indiana acaba de lançar um modelo muito interessante em seu mercado local: a Ronin - uma pequena scrambler muito estilosa que a Dafra estuda trazer ao Brasil.
Quem vai produzir a Sport 110 depois da Dafra?
Algo intrigante no comentário da marca brasileira sobre a Sport 110 é este trecho: "Como parceira da TVS, a Dafra produzirá a Sport 110 por alguns meses, até que haja infraestrutura fabril para este produto". Isso nos deixou em aberto uma margem para pensar que, em breve, a Sport 110 será montada fora da Dafra.
Em uma nova informação que surgiu em 27 de agosto, a TVS confirmou ao MOTOO que a Mottu será também a responsável pela produção da Sport 110 depois da Dafra. Ainda não há detalhes sobre quando e como isso deve acontecer, mas a empresa disse que: "[...] Temos planos de migrar a montagem da TVS Sport para a planta de montagem de produção que está sendo montada pela Mottu sob a orientação técnica da TVS Motor".
Quem será responsável por alugar as motos?
A startup Mottu é quem está por trás da operação de aluguel da TVS Sport. O modelo será mais uma opção para entregadores no aplicativo da empresa, juntamente com a Honda Pop 110i.
MAIS DO MUNDO MOTO
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.