Nova Yamaha Tracer 900 ?lançada na Europa
Modelo passa a se chamar Tracer 9 e foi totalmente reformulada para a linha 2021, ainda oferecendo a opção GT
Comente e compartilhe
A Yamaha reformulou completamente a Tracer 900 para a linha 2021. A moto ganhou um novo motor de maior capacidade e potência, novos chassi, balança e carenagem redesenhada com mais proteção aerodinâmica e melhorias eletrônicas e de equipamentos. A versão GT recebeu suspensões eletrônicas e malas laterais. Com isso, ela passa a se chamar Tracer 9. A versão de entrada na Europa custa 11.450 euros (R$ 71,9 mil) com a Tracer 9 GT chegando em 13.850 euros (R$ 87,1 mil).
O motor da nova Yamaha Tracer 9 2021 continua sendo tricilíndrico com tecnologia crossplane, que foi completamente redesenhado para ser mais leve e mais potente. As mudanças também foram necessárias por conta das normas Euro 5. Ao ampliar o diâmetro dos cilindros em 3 mm, a capacidade total chegou a 890 cm³, incrementando 4 cv e chegando a 119 cv de potência máxima a 10.000 rpm, com aumento de 7% no torque. Segundo a marca, o propulsor está 0,7 kg mais leve e 9% mais econômico.
Outra grande melhoria para 2021 é o novo chassi de alumínio fundido Deltabox, mais leve e compacto, reduzindo o peso total em 2 kg. O sistema de escapamento também é novo e 1,4 kg mais leve. A moto passa adotar um sensor inercial de seis eixos que monitora a inclinação da moto. A nova Tracer 9 conta ainda com controle de tração, ABS atuante em curvas, modos de condução selecionáveis e controle de empinada.
A nova Tracer 9 2021 vem de série com controle de cruzeiro, que antes só tinha na versão GT. O para-brisa cresceu para defletir mais o vento e pode ser ajustado em 50 mm. A autonomia declarada é de 350 km com seu tanque de combustível de 18 litros. A suspensão é assinada pela KYB, com novo garfo dianteiro de 41 mm e um monoamortecedor traseiro ajustável.
Destaque para o painel de instrumentos com dois painéis TFT multifuncionais de 3,5 polegadas cada. Na tela esquerda há o conta-giros, velocímetro, medidor de combustível, posição de marcha e indicador de modo de potência. A tela direita é dividida em quatro seções separadas, mostrando uma gama de informações como hodômetros total e parciais, temperatura e hora, entre outros.
Já a Tracer 9 GT traz ainda o sistema de suspensões de controle eletrônico semiativo da KYB, cuja firmeza e as respostas podem ser pré-selecionadas. A GT vem equipada também com bauletos laterais rígidos, quick shifter bidirecional para trocas de marchas rápidas e farol de LED adaptativo em curvas.
Comente e compartilhe
Por
Thiago Moreno
Thiago ?jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva.