Nova Harley-Davidson de at?500 cm?poder?ser indiana
Assim como outras marcas premium j?fizeram, montadora norte-americana busca auxílio indiano para modelos menores
Comente e compartilhe
A Harley-Davidson se encontra no meio de um processo de reestruturação que já viu a empresa registrar prejuízos e anunciar cortes nas linha de produtos. Recentemente, a imprensa indiana reportou que a marca estaria sondando possíveis interessados em sua linha de montagem por lá, o que indicaria o fim da produção naquele país ao passo em que empresa deve concentrar sua fabricação para a região Ásia-Pacífico na Tailândia.
Saiba mais: Harley focará na Pan America para 2021; Bronx atrasa
Por outro lado, isso não deve significar que a Harley-Davidson deixará totalmente de ter um relacionamento na Índia. Assim como a BMW fez com a TVS e a KTM com a Bajaj, a marca norte-americana estaria procurando parceiros na Índia para o desenvolvimento de um novo produto de médio porte com motores de até 500 cm³.
Vale ressaltar que a Harley-Davidson 338R flagrada recentemente, será um produto exclusivo para o mercado chinês. Um futuro modelo desenvolvido em parceria com uma empresa indiana teria um alcance mais amplo na Ásia e poderia até chegar aos demais mercados globais da empresa, caso os novos planos da compreendam a inclusão de produtos menores ao catálogo dos mercados mais tradicionais da marca.
Saiba mais: veja o flagra da Harley-Davidson 338R
Segundo o jornal indiano The Economic Times, duas empresas indianas estariam no páreo para desenvolver um novo produto com a Harley-Davidson. Uma delas é o gigante conglomerado Mahindra&Mahindra, por meio da Classic Legends. A subsidiária já trouxe de volta os modelos da marca Jawa e detém os direitos de produção sobre a tradicional fabricante britânica BSA.
A segunda participante seria a a Hero Motocorp. A empresa indiana já operou no passado com a Honda e, hoje, tem forte presença nos segmentos de motos de entrada e de baixa cilindrada. Porém, vem buscando ganhar espaço nos segmentos mais premium. No entanto, de acordo com mídia indiana, a Harley teria mais interesse em trabalhar com a Classic Legends, uma vez que a empresa subsidiária da Mahindra já tem experiência em lidar com produtos de marcas icônicas.
Comente e compartilhe
Por
Thiago Moreno
Thiago ?jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva.