MT-09 Y-AMT: a primeira moto automática da Yamaha
Modelo ganhou novo sistema de trocas "manuais e automatizadas" da marca na Europa. Tecnologia permite trocas manuais com os dedos ou 100% automáticas
Comente e compartilhe
A Yamaha MT-09 Y-AMT 2024 foi apresentada oficialmente nesta quinta-feira, 25 de julho. O lançamento da primeira moto automática da empresa, sem falar nas scooters é claro, traz o novíssimo sistema da empresa chamado de "Yamaha Automated Manual Transmission".
Baseada em um sistema automatizado, a tecnologia permite ao motociclista realizar ainda trocas manuais com a ponta dos dedos em um tipo de "borboleta" no punho esquerdo ou deixar a motocicleta 100% com trocas automáticas. Desse modo, o manete de embreagem foi retirado, assim como o pedal de câmbio.
De acordo com a empresa, a embreagem e a caixa de câmbio são acionadas por motor elétrico. Quando no modo automático, a MT-09 Y-AMT pode ser utilizada na condução D ou na D+, esta segunda liberando o caráter mais agressivo da MT-09. Como outra novidade, o modelo ainda traz chave inteligente presencial.
O preço da MT-09 Y-AMT 2024 ainda não foi divulgado em um primeiro momento. Vale destacar que as opções com câmbio convencional da MT-09 ainda estão disponíveis no exterior. Fora do Brasil, onde o modelo já ganhou novas geração, a moto está equipada com motor tricilíndrico já evoluiu para 890 cc rendendo 119 cavalos a 10.000 rpm e 9,5 kgfm a 7.000 rpm.
Inclusive, o modelo conta com uma caixa de ar revisada e com a introdução de uma nova grade de amplificador acústico no topo da moto. Como mostramos, no mercado brasileiro a MT-09 já foi apresentada como modelo 2025 ainda na geração antiga.
Siga o MOTOO nas redes: | | | | | |
MAIS DO MUNDO MOTO
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.