Moto voadora ganha formas reais com 8 turbinas para chegar a 320 km/h
Mayman Aviation revela a Speeder AUV, que est?"pronta para voar". Empresa busca aprovação das autoridades nos EUA para que modelo possa chegar aos ares em 2024
Comente e compartilhe
A Mayman Aviation acaba de apresentar, nos Estados Unidos, a moto voadora Speeder Air Utility Vehicle (AUV). De acordo com a empresa, o modelo está "pronto para voar" e pode chegar a velocidade máxima de 320 km/h com um piloto no comando.
O Speeder AUV se encaixa na categoria chamada de VTOL (vertical take-off and landing), que indica veículos que podem pousar e decolar verticalmente. É uma definição parecida com a dos eVTOLS, variante elétricas desses veículos, mais comumente chamados de carros voadores, como os da marca EVE, da Embraer.
VEJA TAMBÉM:
- Moto elétrica Dafra: marca prepara terreno para produzir tecnologia no Brasil
- Nova CNH para motos: o que significa a categoria A1?
Quando levam apenas uma ou duas pessoas, essas máquinas futuristas podem ser chamadas então de moto voadoras, apesar de não poderem rodar nas ruas por não terem rodas de fato, com certas exceções, como a francesa Lazareth LMV 496.
No caso da Speeder, este modelo já vem em desenvolvimento há algum tempo. Originalmente, ela estava sob a batuta da JetPack Aviation, especializada em trajes voadores, mas a empresa resolveu criar a nova marca Mayman Aviation para focar nos VTOLs.
Máxima de 800 km/h, mas sem piloto
O objetivo da Mayman com a Speeder não é somente a de ser um veículo de transporte para pessoas, mas também o de levar carga, e sendo controlado à distância - haverá também uma opção autônoma, diz a empresa. Neste tipo de configuração para levar carregamentos, a velocidade máxima do modelo pode atingir os incríveis 800 km/h, impulsionado por 8 turbo-jatos. Sua altitude máxima é de 20 mil pés (6 km), e a capacidade de carga varia de 270 a 450 kg, com raio de alcance de 420 km sem necessidade de reabastecimento.
VEJA TAMBÉM:
- Super Soco TSX, uma alternativa à Voltz EVS: saiba preço e detalhes técnicos
- A mente de 28 anos por trás do visual da nova Honda Hornet
Entre os potenciais clientes da Speeder estão forças armadas, equipes de resgate e empresas de entrega, que podem usar o veículo para chegar a locais de difícil acesso ou mesmo agilizar o percurso
Nos ares em 2024
O MOTOO entrou em contato com a Mayman Aviation para conseguir mais informações sobre a Speeder AUV. Segundo a fabricante, os voos de teste com o protótipo começam no 3º trimestre de 2022, mas ainda sem piloto. Nesta fase inicial o modelo será comandado remotamente, e a expectativa é ter um condutor nos ares no último trimestre de 2024.
Como os VTOLs e eVTOLs são uma grande novidade, ainda é necessário certificações e autorizações para que possam voar em áreas públicas. A Mayman afirma que trabalha junto a FAA, a Adminstração Federal de Aviação dos EUA, para que a Speeder seja certificada para voo.Deve levar um tempo para que a Speeder esteja, de fato, nos ares americanos.
MAIS DO MUNDO MOTO
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.