Honda quer reduzir preço de motos elétricas pela metade
Fabricante planeja lançar 30 modelos de duas rodas eletrificados at?2030. Trail/aventureira e touring podem estar entre as novidades
Comente e compartilhe
A Honda anunciou nesta quarta-feira, 29 de novembro, mais uma etapa de seu plano global de motos elétricas. Em um projeto ambicioso, a fabricante pretende lançar 30 modelos do tipo até 2030. Além disso, o custo das motos elétricas da empresa deve cair 50%, segundo a meta da própria fabricante.
Para esta redução no preço final, a empresa disse que fará iniciativas de redução de custos. Uma das medidas será a adoção de modelos plug-in, com carregamento direto em tomadas, o que deve baratear o custo em relação aos modelos com baterias intercambiáveis -- aqueles com trocas em estações.
VEJA TAMBÉM:
- NOVA Himalayan: rodamos 400 km com a pequena aventureira
- Triumph 250: inédita TF 250-X, que estará no Brasil, é lançada!
Outros pontos para baixar os preços das motos elétricas serão otimizar as células de baterias, aumentar a eficiência de compras e produção, além de trabalhar com plataformas comuns para diversos veículos. A Honda também planeja fábricas exclusivas para motos elétricas. Quando anunciou sua "onda elétrica" no ano passado, a marca já previa o lançamento de 10 motos elétricas até 2025.
Para se ter uma ideia, o modelo EM1 e, por exemplo, tem preço de 3.199 euros, o que dá cerca de R$ 17 mil em conversão direta (cotação do dia), sem considerar taxas ou gastos.
4 milhões de unidades por ano
A empresa também aumentou sua meta anual de motos elétricas para 2023 de 3,5 milhões de unidades para 4 milhões, aumento de 500 mil exemplares. Durante a próxima década a Honda disse que investirá cerca de 500 bilhões de ienes ao longo de 10 anos.
Ainda não há detalhes específicos sobre os 30 modelos que serão lançados. Na Europa e Japão, a empresa já disponibiliza a "cinquentinha elétrica" EM1 e. Um novo modelo deve chegar globalmente em 2024 baseado SC e: Concept.
Na China, a empresa também aposta em modelos de micromobilidade elétrica com Cub e, Dax e e Zoomer e. Com o passar do tempo, no entanto, modelos de maior performance devem surgir. Inclusive, algumas imagens mostram uma possível aventureira e até uma touring elétricas, mas somente em silhueta. Ao que parece são apenas imagens ilustrativas, mas certamente são propostas que estão no radar da marca.
Siga o MOTOO nas redes: | | | | |
MAIS DO MUNDO MOTO
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.