Honda desafia gigante indiana Hero em sua terra natal
Hegemonia da Hero na Índia est?ameaçada com avanços da Honda; saiba detalhes na Coluna do Miotto
Comente e compartilhe
Honda e Hero, Hero e Honda. As duas gigantes globais do mundo das motos estão travando uma disputa interessante na Índia. Para quem não está familiarizado com o assunto, as empresas eram parceiras de longa data no mercado indiano.
Durante os anos de 1984 e 2011, as fabricantes formaram a Hero Honda por meio de uma joint-venture. Isso signfica que por décadas, as marcas produziram e trocaram tecnologias em conjuntos.
Com a decisão de rompimento, o grupo Hero comprou as ações que antes eram da marca japonesa para poder seguir seu próprio caminho. De parceiras, as empresas se tornaram as principais concorrentes no mercado de motos da Índia.
No Brasil, ainda aguardamos a chegada oficial da Hero. A fabricante anunciou recentemente a seus acionistas que planeja ter uma fábrica no Brasil, porém, os detalhes ainda não foram revelados.
Honda ameaça Hero
A Hero MotoCorp por si se tornou uma gigante mundial, inclusive, mantendo a liderança em sua terra natal. No entanto, durante 2024 a Honda está ameaçando está hegemonia.
De acordo com informações publicadas na mídia indiana, a Honda ultrapassou a concorrente no período que compete nos meses de abril e julho em vendas no atacado. Enquanto a Honda atingiu 1,85 milhão de unidades, a Hero ficou com cerca de 1,83 milhão, . Em terceiro apareceu a TVS somando 1,08 milhão de motos.
Um dos modelos que estariam alavancando a performance da Honda é a acessível Shine 100. A publicação ressalta, no entanto, que em vendas no varejo a Hero ainda estaria na frente com 1,75 milhão frente a 1,5 milhão de motos da Honda entre abril e junho.
Top 5 da Índia
Mesmo que a Hero ainda domine o mercado indiano, o acumulado de 2024 mostra realmente os avanços da Honda. Entre janeiro e agosto do ano, a Hero alcançou 3,66 milhões de unidades, com crescimento de 6,5%, segundo o . Enquanto isso, a Honda chegou a 3,4 milhões de unidades, com um crescimento alto de 42,9% sobre o mesmo período de 2023.
A lista de top 5 de marcas de motos na índia segue com a TVS, que chegou a 2,1 milhão, com crescimento de 14%, seguida por Bajaj com 1,45 milhão (+16,6%) e Suzuki com 668.200 (+21%).
MAIS DO MUNDO MOTO
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.