GOAT: Kawasaki cria 'rob?cabra' que pode rodar como scooter; mas para o que?
Conheça o simpático Bex, desenvolvido pela divisão de robótica da empresa; assista ao vídeo
Comente e compartilhe
Algumas empresas atuam em áreas muito diversas, como é o caso da Kawasaki. Apesar de o braço da companhia ligado às motos ser um dos mais famosos entre o público geral, a Kawasaki Heavy Industries atua em segmentos que vão desde o aeroespacial até navios. Dentro de tudo isso, também existe uma área destinada à robótica que mostrou recentemente um conceito nada convencional: um robô quadrúpede que pode transportar humanos.
Chamado de Bex, o invento apareceu na Exibição Internacional de Robôs (iREX) 2022, em Tóquio, no início do mês. O robô faz parte do projeto Kaleido da empresa, que desde 2015 trabalha em desenvolver robôs bípedes humanoides. Com a criação do "robô-cabra", a ideia da empresa é fornecer uma ferramenta que traga os benefícios das 4 pernas, para atravessar terrenos difíceis, mas também possa utilizar rodas quando o chão for adequado.
VEJA TAMBÉM:
Desse modo, Bex dobra as pernas e estende pequenas rodas no solo, se transformando em um tipo de scooter para ter mais agilidade.
VEJA IMAGENS DO ROBÔ DA KAWASAKI
Além de transportar um humano, o robô pode ser utilizado no transporte de carga, por exemplo, em um fábrica, canteiro de obras ou mesmo em uma fazenda. Sua capacidade atual é de até 100 kg de peso. Sobre a parte superior de Bex, que parece a de uma cabra ou outro tipo de quadrúpede, ela é modular, ou seja, pode ser substituída de acordo com o objetivo do cliente. Será que a ideia de parecer um bode está ligada a GOAT? Termo que significa cabra em inglês, mas também uma referência à Greatest of All Times ou o maior de todos os tempos, como é popularmente usado).
VEJA TAMBÉM:
- Gasolina a R$ 8 o litro: veja 5 motos econômicas e acessíveis para poupar dinheiro
- Honda, Dafra e Kymco: veja motos que saíram de linha em 2022
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.