Ele (aos 65 anos) quebrou um recorde mundial a bordo de uma Vespa 1979
O jornalista italiano Valerio Boni conquistou distância máxima no Guinness para uma cinquentinha em 24 horas. Para a façanha, usou modelo que est?com ele h?mais de 40 anos
Comente e compartilhe
Valerio Boni, um jornalista italiano de 65 anos, entrou para a história ao conquistar seu sexto recorde no Guinness. Após 24 horas ininterruptas de pilotagem, Boni completou 615 voltas no circuito espanhol de Terramar, percorrendo uma distância total de 1.233,075 km a bordo de uma Vespa 50 fabricada em 1979. Ele firmou então a máxima distância já percorrida para uma cinquentinha em 24 horas.
Este feito supera em 305 km o recorde anterior estabelecido em 2005 por Mark Brown, da Austrália, que pilotava um scooter mais moderno. O atual recorde também passou sua própria marca estabelecida pelo jornalista há 45 anos.
VEJA TAMBÉM:
- Essa superesportiva Ducati (de uma década) nunca antes usada está à venda por R$ 185 mil
- TVS: 5 motos aguardadas para o Brasil!
Em 1979, um jovem Boni, então com 20 anos, havia percorrido 940 km em 24 horas, sem imaginar que seu feito poderia ser homologado pelo Guinness. Um detalhe especial é que utilizou a mesma Vespinha que agora o levou ao recorde oficial.
O jornalista milanês disse que a ideia de buscar o recorde surgiu durante os dias da pandemia, ao descobrir uma categoria específica no banco de dados do Guinness. A Vespa 50 utilizada na tentativa estava guardada desde 2015 e foi restaurada.
Boni conseguiu manter uma média de velocidade superior à necessária para atingir seu objetivo. Apesar de um pequeno contratempo com inflamação nos olhos devido à poeira, o recorde foi conquistado antes mesmo do previsto.
Com este feito, Boni adiciona mais uma página à sua impressionante coleção de recordes, que incluem proezas em diferentes modalidades de pilotagem. Este é um marco não apenas para o piloto, mas também para a Vespa, que se mantém como uma lenda viva entre os mais de 53.000 registros do Guinness.
Antes deste recorde, Valerio Boni já havia conquistado os seguintes feitos:
- Maio de 2021 – Castelletto di Branduzzo (Itália): máxima distância em 24 horas com uma minimoto
- Maio de 2022 – Brembate (Itália): máxima distância em 24 horas com uma moto offroad
- Outubro de 2022 – Zuera (Espanha): máxima distância em 24 horas com um scooter elétrico
- Fevereiro de 2023 – Cremona (Itália): máxima velocidade com esquis em asfalto ao ser puxado por um carro
- Novembro de 2023 – Cervesina (Itália): máxima distância em 24 horas com um scooter elétrico em equipe.
MAIS DO MUNDO MOTO
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.