Chineses prometem dar novo fôlego para a Benelli

Atual dono da tradicional marca italiana promete o lançamento de uma gama completa de modelos

| Imagem: Divulgação

Fora do Brasil desde 2015, a italiana Benelli promete receber uma injeção de ânimo por parte do grupo chinês Qianjiang, atual dono da marca.

Em entrevista para o site especializado MCN, o gerente geral da Benelli, o chinês Haimei Yan, declarou que a empresa contará com uma ampla gama de modelos a partir do próximo ano. “Nós temos grandes planos para a Benelli a partir de 2017, quando pretendemos ampliar nossa gama de modelos com motocicletas de 250 cm³ a 750 cm³”, adiantou Yan.

Segundo o executivo, a meta é tornar a marca mais atraente para o mercado europeu, por isso ela vai trabalhar para ampliar sua gama de motores, contemplando novas unidades de 500 cm³, 600 cm², bicilíndrico de 750 cm³ e dois tricilíndricos de 899 cm³ e 1200 cm³.

Questionado se a Benelli corre o risco de perder a identidade italiana, Yan explicou que “a herança da Benelli é muito importante e até hoje ela pode sim ser considerada uma empresa italiana. Nós fazemos toda a pesquisa, design e desenvolvimento na Itália, enquanto apenas a produção fica centralizada na China. Toda a nova tecnologia utilizada pelas fotos está vindo da Europa, em especial da Itália. Os italianos são mais criativos que os chineses, que por sua vez são melhores na hora de produzir. É por isso que a Benelli funciona tão bem e eu acredito que nós poderemos nos igualar aos japoneses quando o assunto é qualidade”.

Sobre uma eventual superesportiva da Benelli, o gerente geral é cauteloso. “O mercado de superesportivas está reduzindo, então você não pode apostar todas as suas fichas ali. Nós queremos justamente que esse motor tricilíndrico de 1200 cm³ seja bem versátil para ser usado por vários modelos, incluindo uma esportiva. Apenas fazer uma superbike no momento não é algo interessante pela limitação do mercado. Mas quando chegar o momento certo, a Benelli estará em uma pista novamente”.

Infelizmente Yan não deu pistas sobre a expansão da Benelli para outros mercados e uma possível volta para o Brasil, mas ficaremos na torcida!

Por

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e est??frente dos portais AUTOO e MOTOO. ?o expert em aconselhar a compra de automóveis.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Benelli Trek 1130 Amazonas

Benelli Trek 1130 Amazonas

Vitrine de acessórios

Powered by
Jaqueta
Luva
Bota Urban
Macacão