BMW R 1300 GS 2024 ?lançada com 145 cv! Surge nova rival da Tiger 1200
Nova geração da lenda substitui R 1250 GS com grandes novidades para esquentar disputa de aventureiras com a Triumph. Modelo conta com novo motor mais potente e diversos avanços
Comente e compartilhe
A BMW R 1300 GS 2024 foi oficialmente apresentada nesta quinta-feira, 28 de setembro, na Alemanha, com inédito motor de 145 cavalos. O lançamento marca uma importante virada na linha GS com a substituição da já consagrada R 1250 GS, modelo mais vendido da atualidade da marca, inclusive com recentes recordes no Brasil. Esta nova geração representa uma grande evolução para o modelo, que ficou mais potente, leve, tecnológico e moderno.
Depois de ser anunciada em teaser e também ter fotos vazadas nos dias que antecederam a apresentação oficia, a R 1300 GS foi finalmente revelada, também pouco tempo depois da repaginação de sua irmã menor, que agora tem linha composta por F 800 GS, F 900 GS e F 900 GS Adventure. Ainda não se sabe a data de lançamento da R 1300 GS no Brasil, mas certamente o modelo chegará naturalmente. Saiba mais em vídeo:
VEJA TAMBÉM:
- Até R$ 35 mil: veja 5 motos usadas que são bons negócios
- Nova Royal Enfield 650 Scrambler é pega em testes; veja fotos
Vamos conferir como ficaram então moto, desempenho, ficha técnica e preço da R 1300 GS 2024. Além do novo motorzão, a empresa ressalta que a motocicleta ganhou novas suspensões e uma redução significativa de peso. Como grande novidade, a aventureira perdeu o icônico farol dianteiro assimétrico para ganhar nova unidade de LED em formato de X.
Preço da R 1300 GS 2024
Vale destacar que, por ora, a nova Adventure 2024 ainda não foi revelada, assim não sabemos como será ainda a variante mais radical e para longas viagens da linha GS. A R 1300 GS está sendo lançada no exterior com o total de 4 versões até agora: Standard, GS Trophy, Triple Black e Option 719 Tramuntana. O preço da R 1300 GS 2024 parte de 19.100 euros, na Alemanha, o que dá cerca de R$ 102 mil (cotação do dia), em conversão direta, sem considerar outros gastos ou taxas.
Novo motorzão 1.300
A nova R 1300 GS está equipada com motor de exatos 1.300 cc de cilindrada. Este bicilíndrico produz potência de 145 cv (107 kW) a 7.750 rpm, chegando a um torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. De acordo com a fabricante, este é o motor boxer BMW mais potente já produzido em série. Vale lembrar que a R 1250 GS, por sua vez, tem 136 cavalos e 143 nm de torque, originados de seu motor de 1.254 cc de cilindrada. O câmbio segue com 6 marchas, enquanto a transmissão secundária é feita por cardã.
Para esta nova geração, a BMW buscou alternativas para deixar a R 1300 GS mais leve e isso resultou em redução de peso de 12 kg em relação ao modelo anterior, mas estamos falando ainda de um modelo de 237 kg em ordem de marcha. Para ficar mais compacta que sua antecessora, a moto passou a ter sua caixa de velocidade localizada embaixo do motor e uma nova disposição do eixo de comando, ressaltou a empresa. Seu tanque leva o total de 19 litros.
Top speed e consumo
Em dados divulgados na Europa, a R 1300 GS pode ultrapassar a velocidade máxima (top speed) de 200 km/h. Sobre o consumo, o modelo pode fazer média de 20,8 km/l, segundo o método de medição WMTC.
Suspensões, freios e tecnologia
Como estrutura da R 1300 GS está um novo chassi composto por uma estrutura principal de chapa de aço. Para o quadro traseiro, a empresa criou um novo elemento de alumínio fundido em substituição à antiga peça tubular de aço. Sobre as suspensões, a moto segue com os mesmo conceitos exclusivos da BMW, mas também foi renovada, ganhando a EVO Telever na dianteira e Evo Paralever na parte de trás.
Os freios contam com ABS (Full Integral Pro) de série, sendo sistema de duplo disco flutuante, de 310 mm, na dianteira, e disco de 285 mm, na traseira. Como esperado, a R 1300 GS segue oferecendo uma diversidade de dispositivos eletrônicos no pacote, incluindo 4 modos de pilotagem, controle de tração, assistente dinâmico de frenagem, controle de cruzeiro dinâmico, entre outros. Há também o ajuste eletrônico dinâmico de suspensão (DSA) e o controle de adaptativo de altura da moto, mas estes como itens opcionais no mercado europeu.
Novo farol dianteiro em X >Uma das grandes novidades da R 1300 GS está em sua estética que foi completamente repaginada, apesar de vermos ainda o DNS da herança GS presente no modelo. Ainda não sabemos como será o visual da R 1300 GS Adventure, mas a R 1300 GS ganhou também um revolucionário farol dianteiro Full LED em forma do X.
Chamado de Matrix LED, o sistema é composto por duas unidades de LED, acompanhadas por mais 4 unidades adicionais para luz diurna e lateral. Segundo a empresa, este novo farol garante uma percepção "ainda melhor do trânsito". Ainda com o advento do opcional “Headlight Pro”, o foco do farol full se adapta durante curvas de acordo com a inclinação da moto
Versões e cores
A opção de entrada standard é a mais compacta e oferecida na cor branca (Lightwhite), com destaque para uma aparência mais limpa. Para a já conhecida Triple Black, a empresa aposta em tons mais escuros. Na variante GS Trophy, mais esportiva e off-road, a moto ganha a combinação Racing Blue também tradicional da BMW, misturando o azul com inscrições vermelhas e brancas.
Para completar, a fabricante alemã buscou dar um acabamento mais exclusivo para a 719 Tramuntana, que combina rodas de raios cruzados em dourado com uma pintura Verde Aurelius metalizado, além de peças em alumínio.
MAIS DO MUNDO MOTO
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.