Bajaj Dominar 400 mudou no Brasil? Saiba a diferença
Moto mais vendida da marca no país passa a contar com apenas 1 vela no motor, substituindo a versão que tinha 3 velas; entenda a mudança
Comente e compartilhe
A Bajaj Dominar 400 passou por uma mudança no Brasil. O modelo mais vendido da empresa no país passa a ter somente 1 vela de no motor, substituindo as 3 velas da versão anterior, tecnologia conhecida pelo nome de DTSI.
Essa informação surgiu primeiramente com nosso colega , que nos avisou desse fato no último dia 30 de abril. Após consulta com a Bajaj do Brasil, a empresa confirmou a mudança.
De acordo com a fabricante, essa alteração foi motivada devido às normas de emissões Euro 5 (Europa) e BS6 (Índia) a fim de que o motor se adequasse às regras.
Veja, na íntegra, o comunicado da Bajaj:
"A transição de uma configuração de três velas para uma única vela foi motivada pelas exigências das normas de emissões Euro 5 / BS6 (que são a base da homologação de veículos no Brasil), que requerem que o motor funcione de forma estequiométrica, com uma razão ar/combustível de 15, para uma conversão eficiente do catalisador especialmente para as emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx). Nesse contexto, a operação estequiométrica diminui a vantagem da configuração de múltiplos plugs, tornando mais eficiente e compatível com as regulamentações ambientais a implementação de uma única vela de ignição. Essa mudança visa garantir que o motor atenda aos padrões de emissões mais rigorosos e contribua para uma melhor qualidade do ar sem impactar na performance do produto."
MAIS DO MUNDO MOTO
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.