A scooter movida a diesel que pode rodar 80 km com 1 litro de combustível
Conheça a história de Sahib, que recebeu uma Bajaj Chetak 1996 como presente de casamento e a transformou em veículo super econômico
Comente e compartilhe
Com raras exceções, o diesel não está presente nas motos de produção em massa. O que costumamos ver são modelos adaptados para que possam rodar com este combustível, como é o caso de um scooter Bajaj Chetak de 1996 na Índia. Em uma transformação bem inusitada, o modelo de visual clássico, que lembra as Vespinhas, recebeu um motor de 400 cc diesel.
Este propulsor, que originalmente era de um cortador de grama, foi utilizado para substituir o original de 150 cc. Quem explica as alterações é Sahib, o dono do modelo; ele o ganhou do pai como presente de casamento, revela o site "Cartoq". Em um vídeo, ele explica como foram as modificações para tornar o modelo super econômico: ele afirma que pode rodar 80 km com apenas 1 litro de combustível.
VEJA TAMBÉM:
- Assim será o ronco da nova Honda Hornet; ouça
- Honda Forza 350 no Brasil: o que esperar da scooter que faz 30 km/l de gasolina
Recorremos a informações da mídia indiana, como não entendemos o idioma local de Sahib. Segundo o "Bike Dekho", o custo de um motor de 400 cc similar a este é de cerca de 35.000 rúpias, algo em torno de R$ 2.300 (cotação do dia) em conversão direta.
Como modificar o scooter para diesel
Sahib conta que não queria se desfazer do modelo, então buscou maneiras de fazer alterações. A ideia então foi colocar o motor 400 cc a diesel na Chetak. Ele construiu uma placa de metal para poder acoplar o motor na plataforma da scooter, onde geralmente colocamos os pés neste tipo de moto - desse modo, ele teve que instalar novas pedaleiras laterais. Veja o vídeo do canal Auto Fiction que conta sobre a transformação:
No local original do tanque, sob o assento, foi inserido o filtro de ar. O inventor conta que levou certo tempo para calibrar a motorização, que gerava tanta força que estourava a corrente. O escape, que sai por baixo da plataforma central, é emprestado de um modelo Royal Enfield, e suas saídas laterais tem inspiração em no Mercedes G-Wagon, conta Sahib.
ACOMPANHE O MOTOO NAS REDES SOCIAIS
E como liga? Sem espaço para um sistema de ignição, o motor precisa girar a partir de uma corda mesmo, de maneira bem rústica. De qualquer modo, ele garante que seu Bajaj Chetak à diesel é capaz de fazer 80 km/l com apenas um litro de combustível, mesmo rodando com os pneus bem grossos para off-road.
O que é a Chetak?
A Chetak é uma conhecida fabricante de scooters da Índia, pertencente à Bajaj. Com modelos originalmente baseados nas Vespas, com design licenciado, a empresa produziu entre 1972 a 2006. Apesar do sucesso nas décadas passadas, as scooters foram perdendo espaço na Índia até que a montadora resolveu finalizar a produção em 2006. Em 2019, a empresa retornou com os scooters Chetak, mas agora com motores 100% elétricos.
MAIS DO MUNDO MOTO
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.