A moto Honda 'Salsichinha' que faz at?66 km por litro
Conheça a Dax 125, modelo diminuto com rodas de 12 polegadas e motor econômico. Modelo pesa apenas 107 kg; saiba mais
Comente e compartilhe
A Honda Dax 125 2024 foi oficialmente apresentada na Europa. Depois de retornar a linha da empresa em uma nova geração recentemente, para esta nova temporada o modelo ganha somente nova cor.
O preço da Dax 125 2024 é de 4.290 euros, o que dá cerca de R$ 23 mil (cotação do dia), em conversão direta sem considerar outros gastos ou taxas. Como novidade no MY (model year) 2024, a pequena moto traz a nova cor azul.
VEJA TAMBÉM:
- Yamaha PG-1 2024: uma rival da Honda Pop com pegada aventureira
- NOVA HIMALAYAN: andamos 400 km com a nova RE
Conhecida também pelo prefixo ST 125, a Dax traz a mesma base dimunuta vista na Honda Grom ou MSX 125 (dependendo do país), é o tipo de moto que se encaixa no conceito Monkey, famosa linha da Honda.
Moto Salsichinha
Por conta de seu formato, que lembra o de um pequeno cão, ela é associada aos cachorros da raça "dachsund", popularmente conhecidos como "salsichinha" no Brasil.
Com chassi diminuto e rodas de 12 polegadas, a Dax pode parecer até um brinquedo; mas não se engane. É uma moto de verdade, precisa ser emplacada e exige habilitação do condutor. Nesta nova geração, o modelo recebeu o motor de 125 cc atual da Honda, já visto na MSX 125 e outros modelos.
Modelo econômico
Seu pacote traz um conjunto pouco convencional que inclui garfo invertido na dianteira, com 31 mm de diâmetro. A base é o motor monocilíndrico, de 124 cc, que rende 9,4 cavalos de potência e 10,8 Nm a 5.000 rpm.
O câmbio é do tipo rotativo de 4 marchas, similar ao de Pop e Biz. Com apenas 107 kg, a Dax 125 tem consumo de até 66,7 km/l, segundo divulga a Honda. Seu tanque é de 3,8 litros, bem pequeno, mas mesmo assim traz uma autonomia estimada de 250 km.
Uma clássica de volta
A Dax foi vendida anteriormente pela Honda entre 1969 e 2003, quando foi descontinuada. Apesar de a Dax ser um modelo cativante, as chances de vir ao Brasil são pequenas, mesmo a MSX 125, com um roupagem mais moderna, nunca chegou ao mercado nacional.
Siga o MOTOO nas redes: | | | | |
MAIS DO MUNDO MOTO
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.