A mente de 28 anos por trás do visual da nova Honda Hornet
Conheça Giovanni Dovis, que ainda era criança quando a primeira Hornet surgiu, e agora assume responsabilidade de desenhar a nova geração de uma das motos mais lendárias
Comente e compartilhe
Quando a Honda CB 600F surgiu em 1998, Giovanni Dovis era uma criança que passava dos 3 para os 4 anos na Itália. Mais de duas décadas depois, o designer carrega um fardo pesado e ao mesmo tempo excitante: ele é o responsável por colocar "no papel" o visual da futura geral da Hornet, uma das motos mais aclamadas de todos os tempo.
Claro que Dovis não faz isso sozinho. Para dar luz ao modelo, esperado para o lançamento mundial em 2022, ele conta com a equipe do Centro de R&D (Research & Development) da Honda em Roma, na Itália. Em trabalho conjunto com a Honda no Japão, este laboratório é responsável por desenvolver a estética de diversos modelos de sucesso recentes, como CRF 1100L Africa Twin, CB 650R e X-ADV.
VEJA TAMBÉM:
- Nova CNH para motos: o que significa a categoria A1?
- Super Soco TSX, uma alternativa à Voltz EVS: saiba preço e detalhes técnicos
Pai da Hornet e do ADV 350
Entre imagens no meio da natureza, com gatos, kombis e motocicletas que costuma publicar nas redes sociais, Giovanni Dovis já possui feitos invejáveis em seu portfólio. Recentemente, ele foi o designer do scooter ADV 350, modelo constantemente elogiado, mas o maior desafio até agora virá com a novíssima Hornet.
"Depois de 5 gerações, o conceito Hornet segue ferroando mais forte do que nunca. Estamos falando de uma moto que iniciou a categoria street-fighter. Como é uma moto naked, os componentes mecânicos são parte de sua beleza. Os elementos de desenho foram inspirados na forma do inseto mais furioso: a vespa (hornet)", conta Dovis.
Sem dúvida, nas novas sketches divulgadas em 6 de maio, é possível ver uma agressividade além do que havia sido mostrado em 2011, no EiCMA. Um dos destaques do novo desenho, segundo o próprio criador, está no tanque de combustível. "Este projeto se constrói sob princípios de agilidade, dinamismo e leveza, tanto em funcionamento, como no visual. O conceito Hornet enfatiza a forma e superfície do depósito de gasolina, criando uma nova proporção compacta", diz.
Antes de trabalhar como designer no R&D da Honda, o italiano se formou em desenho industrial no Instituto de Arte Aplicada e Design de Torino. Além de fã de motores, ele canta e toca guitarra em sua banda.
Para o processo de criação da nova Hornet, ele revela que a marca ouviu os consumidores, levando este aprendizado para o Japão. "Quando desenhamos uma moto, tudo tem propósito. Na Honda, o piloto está no centro de tudo o que fazemos", afirma Dovis.
MAIS DO MUNDO MOTO
Comente e compartilhe
Por
Rafael Miotto
Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, j?percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.